Toledo, berço da Ordem dos Cavaleiro Templários

Por diversas vezes membros do GPTB-CESJB estiveram em Toledo, Espanha. A Cidade Templária de Toledo abriga uma das mais ricas e belas catedrais da Europa, a Catedral de Toledo.

Durante a estada em Toledo puderam conhecer a Catedral com seus símbolos ocultos como a presença de 11 apóstolos e de Maria Madalena que durante o Ministério de Jesus acompanhou o Mestre até Sua crucificação. Também conheceram outros lugares daquela que foi a capital Hispânica visigótica, até a conquista moura Ibérica, no século VIII.

A Catedral é uma obra prima da arte e arquitetura medieval, rica em detalhes, pinturas, esculturas, peças em bronze, vitrais de cores e forma espetaculares.

Também estiveram também no Castillo de Peñas Negras, do povo da cidade de Mora, província de Toledo.

Em Toledo a presença de Dom Quixote também é notada em várias localidades.

A cidade sempre foi conhecida e famosa pela produção de aço, na produção de espadas, o que é até os dias de hoje. Em 1561 Felipe II, de Espanha mudou a Corte de Toledo para Madri.

A cidade foi considerada por Cervantes como a “glória da Espanha”. A parte antiga da cidade cercada pelo rio Tejo encontra-se situada no alto de uma montanha.

A cidade é reconhecida por sua tolerância religiosa e ainda possui comunidades de judeus e mulçumanos, apesar dos mesmos terem sido expulsos da Espanha em 1492.