Don Albino Neves decifrando os mistérios da Ordem
A história da criação do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista – GPTB-CESJB no Brasil tem uma ligação direta com o Gran Prior, Legado Magistral, Mestre Templário e hoje 52º Grão-Mestre da OSMTH Magnum Magisterium Don +++Albino Neves.
Não que busquemos creditar a uma pessoa um mérito especial, não é esse o objetivo, mas, sim, o de levar a todos Irmãos e postulantes as informações de como tudo que acontece na vida obedece a um plano divino. Assim sendo, cada homem e cada Templário é preparado por Deus para a missão a ele destinada.
Don Albino Neves Sempre em busca dos mistérios da Ordem do Templo
Durante sua vida de jornalista e escritor, Albino Neves sempre foi um “Cavaleiro Solitário”, sem que nem ele mesmo o soubesse.

Don Albino Neves na Church Templi (Inglaterra) onde estão enterrados muitos Cavaleiros
O que é um Cavaleiro Solitário? Um Guerreiro da Luz que carrega o Beauseant (estandarte da Ordem), de forma simbólica, mas ao mesmo tempo representativa. Alguém que luta contra as injustiças sociais, contra o autoritarismo, o abuso de poder, os desmandos e contra o mal, tendo como única arma o seu ideal de fazer deste mundo um mundo mais humano, mais justo e mais equilibrado. Alguém que dá a sua vida pelo ideal de amar ao próximo como a si mesmo. Alguém que defende a vida em todos os sentidos, não apenas a vida humana, mas todas as vidas, quer dos animais, vegetais e do meio ambiente como um todo. Alguém que acredita que este mundo só pode se tornar ideal se todos viverem bem, se houver mais amor e respeito no coração da humanidade.
Mas, tudo na vida tem um preço e, em seu caso, o preço de sua luta foram a privação de sua liberdade algumas vezes, além de calúnias, perseguições e ameaças de morte. Mas, prevaleceu a verdade e o bem, que resultaram em centenas de títulos de cidadanias, de benemérito, além de Comendas e o de Consl e Conde. Parte de sua vida e lutas encontram-se no livro intitulado “O Andarilho – A viagem rumo ao infinito” que retrata de forma sucinta, mas, satisfatória.

Don Albino Neves no Poço Iniciático
O objetivo da narrativa é mostrar que a noite pode ser longa, mas o sol sempre desponta para aquele que crê, aquele que trabalha com amor no coração, que não deixa que o seu coração se contaminar com a inveja, a maledicência, a vaidade, o mal seja ele da forma que for.
A ligação do Cavaleiro Solitário Albino Neves com a Ordem surgiria aos 44 anos quando peregrinou pelo Caminho de Santiago de Compostela, no inverno de 1999, onde conheceu mais de perto a história da Ordem do Templo e encontrou alguns Cavaleiros Templários, entre eles o Gran Prior Internacional Fr.+++ V.M.Iacopo GPIT-SMOTH, sem que o soubesse.

Depois de muitos anos de trabalho e dedicação Albino Neves foi nomeado de Gran Prior do Brasil e recebeu a Carta Magna elevando o Priorato para Gran Priorato Templário do Brasil.
Ainda sobre suas peregrinações também percorreu a pé o Caminho de Santiago, o Caminho de Fátima, os Passos de Anchieta, no Espírito Santo, os Passos de Jesus, em Israel e Palestina, os Passos de Pedro, na Itália e Vaticano, trechos dos passos de Moisés, no Oriente Médio, a Trilha dos Sacerdotes Incas, no Salkantaya – Peru, além de ter reativado a rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil percorrido por milhares de peregrinos do Brasil e do Mundo. Também dedicou parte de sua vida em visitar vários santuários e castelos na Europa em diversos países, a maioria deles construídos pela Ordem do Templo e/ou com fortes ligações com ela. Assim, sem saber, foi sendo preparado para a missão a ele destinada.

Don Albino Neves no Muro das lamentações com o Templário Fr.+ Eustáquio Palhares.
Em 2001 ao retornar de sua peregrinação em Israel e palestina onde percorreu os lugares em que o Mestre Jesus Cristo peregrinou durante o Seu ministério, foi-lhe intuído remontar uma antiga rota de peregrinação percorrida pelos índios em direção à Montanha Sagrada do Brasil, a qual recebeu o nome de Caminho da Luz, o Caminho do Brasil e que recebe milhares de peregrinos anualmente do Brasil e exterior.
Don Albino Neves com Irmãos e Irmãs Templários de outros países junto ao monumento em homenagem aos Templários, a São João Batista e ao peregrino idoso um dos sete monumentos doados por ele ao longo da rota de peregrinção do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil.
Iniciado pelo Fr.+++ V.M. Iacopo, então Gran Prior do Gran Priorato Internacional Templário Jacques De Molay – SMOTH em Palma de Mallorca – Espanha, onde viveu o Rei Templário Jaime I e onde se encontram muitos mistérios e pegadas da Ordem do Templo, a exemplo de Tomar - Portugal, da Church Templi – Inglaterra, Rosslin – Escócia, Toledo – Espanha lugares que o Don Albino Neves já esteve em visita e pesquisas.
Don Albino Neves sempre em contato com o sagrado.
O “Cavaleiro Solitário” não esperava que ao ser Iniciado como Cavaleiro Templário no Monastério de La Real y La Secar, em Mallorca, recebesse a seguir a missão de ser nomeado Prior do Brasil da GPIT-SMOTH e a seguir Membro do Conselho da Ordem, foi pego de surpresa, mas tudo isso estava ligado a missão a ele destinada.
A partir dali, inicia-se uma nova fase em sua vida, a preparação para algo maior. Essa nova preparação durou dois anos, tempo necessário para que o então Prior Fr.++ Albino Neves começasse a deixar o guerreiro adormecer um pouco, para que o Monge pudesse despertar. Durante este tempo tratou de construir a sede do então Priorato Templário do Brasil, hoje Complexo Templário jacques De Molay.

Complexo Templário jacques De Molay construído e doado por Don Albino Neves à Ordem
Em 24 de junho de 2012, dia de São João Batista acontecia a primeira Iniciação Templária no GPTB-CESJB que contou com a presença do Gran Prior Internacional Fr.+++V.M. Iacopo, do Ascário do GPIT Fr.++José Antonio Rodrigues e do então Prior do Chile Fr.++Claudio Chinchón, sendo iniciados os primeiros nove Cavaleiros e as primeiras quatro Damas Templárias.

Em 22 de novembro de 2013, após a segunda Iniciação Templária, o Gran Prior Fr.+++ V.M. Iacopo nomeia o Fr.+++Albino Neves. Gran Prior do Brasil e assina a Carta de Instalação do GPTB-CESJB e a sua vinculação ao GPIT-SMOTH.
Em um encontro com o Grão-Mestre Don Fernando Pinto Pereira de Sousa Fontes, surge daí uma grande amizade e este nomeia o Fr.+++Albino Neves Magnus Oficcialis e anuncia sua nomeação pela OSMTH-Magnum Magisterium como Legado Magistral (seu representante oficial) para o Brasil
Essa união da GPIT-SMOTH e OSMTH-magnum Magisterium possibilitou ainda em 2015 ser realizado na sede do GPTB-CESJB, o I Encontro Templário da América Latina que contou com representantes da América do Sul e Europa, ocasião em que face ao trabalho desenvolvido em favor da Ordem e da União Templária da América Latina o Fr. +++Albino Neves recebeu a Gran Cruz do GPTC das mãos de Sua Alteza Real o Príncipe Fr. +++ Francisco Platoni, que também o nomeou Consul do Brasil da Casa Platoni e Conde de Belfort.
Don Albino Neves com S.A.R. Francisco Platoni
“Nunca trabalhei com o objetivo de alcançar qualquer grau dentro da Ordem, ser um Cavaleiro Templário muito me honra e isso é o suficiente” garante o Grão-Mestre Don Albino Neves afirmando ainda “a primeira coisa que aprendemos quando somos iniciado é que ‘nada deve ser para nossa honra, mas pela e para a Glória e Honra do Senhor’ e assim continuamos nossa jornada”.
“Como Gran Prior, Legado Magistral e Mestre Templário buscamos ser o mais humildes dos servos de Deus, exemplificar através de nossas ações que em qualquer situação o diurigente deve sempre carregar os fardos e as pedras mais pesadas para a construção do Templo e, se assim não for, é porque não compreendeu o que é ser um Soldado de Cristo” garante o Grão-Mestre “isso meus Irmãos podem falar melhor do que eu mesmo”.
Em 2017 o 51º Grão-Mestre Dom Fernando de Sousa Fontes nomeou o Fr.++ Albino Neves, Mestre Templário e disse-lhe que "o seu trabalho é um exemplo não só para o Brasil, mas para o mundo", tendo o Mestre Templário dito que ele era apenas um servo e que toda a Glória e Honra a Deus pertence.
Don Fernando de Sousa Fontes faleceu em 18 de maio de 2018 e, para a surpresa do Fr.++ Albino Neves, em 18 de agosto de 2018, em uma homenagem póstuma ao Grão-Mestre, atendendo a sua própria vontade, sua filha Suzana Sendin Fontes abriu a Carta Testamento deixada por seu pai e nela continha Diplomas assinados por Don Fernando com as seguintes nomeações:
Grão-Mestre: Albino Neves (Brasil)
Princesa Regente:Maria Suzana Sendim Figueiredo Pinto de Fontes (Espanha/Portugal)
Coadjutor Magistral Geral: Padre Manuel Lópes Botelho (Portugal)
Legado Magistral Geral: Alexey Andreyev (Rússia)
Conselheiro Magistral Geral: Nenad Dadovic (Sérvia)
Inspetor Magistral Geral: Patrick Jouve (França)
Mestre de Cerimônia Magistral: Maria da Glória Nunes dos Santos (Portugal).
Momentos de Don Albino Neves:

Don Albino Neves colocando a Venera em Don Fernando de Sousa Fontes.
Don Albino Neves Orando no Santuário de Fátima.
Don Albino Neves deixa gravado em livro proprio uma homenagem a Don Fernando.
.jpg)
Don Albino Neves com Padre Edimilson e o Gran Prior Fr.++Victor Manuel.
Don Albino Neves com o Mestre do Templo Don Robert na Church Templi.
Don Albino Neves em Oração
Com Templários no marco inicial da rota de peregrinação do Caminho da Luz.
.jpg)
Don Albino Neves recebe a medalha de Membro da Confraria do Apóstolo Santiago
Na Catedral de Fátima.
Castelo Templário em Guimarães onde nasceu Portugal
.jpg)
Don Albino Neves com o Bispo Don Emanuel Messias e os Padres Junciano e Jamir
no monumento doado em homenagem a São Mateus e o peregrino criança em Faria Lemos.
Don Albino Neves com o Bispo Don Hélio na inauguração do Monumento à Santa Luzia.
.jpg)
Don Albino Neves com o Bispo Don Emanuel Messias e o Padre Edmilso na inauguração
do Monumento em homenagem a São Sebastião em homenagem ao peregrino cavaleiro.
.jpg)
Distribuindo presentes para as crianças no Dia de Natal.
.jpg)
Em Toledo - Espanha
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Don Albino Neves no Santo Sepulcro
.jpg)
Com os Irmãos Antonio Cesar, Lucas Izoton e Eustáquio Palhares
no Templo onde nasceu a Ordem do Templo em Jerusalém.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Don Albino Neves Igreja do Pai Nosso, Monte das Oliveiras.
.jpg)

Don Albino Neves com Don Fernando de Sousa Fontes, eterna gratidão!