Brasil tem como novo Grão Prior da OSMTH Magnum Magisterium o Fr.++ Eutenciano Chagas que recebeu inúmeros elogios dos Irmãos

 

Fr.++Eutenciano Chagas – Grão Prior do Brasil – OSMTH Magnum Magisterium – Gran Priorato Templário do Brasil -  Cavalaria Espiritual São João Batista

“Ser um Soldado de Cristo, um Cavaleiro Templário é muito mais do que carregar sobre seus ombros um Manto Branco. Ser um Soldado de Cristo é ser provido de dignidade, honra, fidelidade ao juramento feito com a mão sobre a Escritura Sagrada e, acima de tudo, à Ordem e a Deus ” disse o 52º Grão-Mestre da OSMTH Magnum Magisterium Don Albino Neves ao anunciar a indicação e nomeação do Grande Oficial Templário Fr.++ Eutenciano Chagas para assumir o cargo de Grão Prior do Brasil.

 

Brigadeiro General Fr.++Ronald Magum  – OSMTU, Coronel António Andrade – OSMTH Suíça, Grão-Mestre Don Fr.+++Albino Neves – OSMTH Magnum Magisterium, Princesa Regente Sor.+++Suzana Sendin Fontes, Oficial Sor. ++ DrªMaria João Amaral, Coadjutor Geral Magistral Fr.++Padre Manuel Lópes Botelho, Conselheiro Geral Magistral Fr.++ Nenad Davidovic.

Eutenciano Chagas é membro do Gran Priorato Templário do Brasil, Cavalaria Espiritual São João Batista, o único Complexo Templário construído em estilo Medieval na América Latina, o qual é composto de três prédios todos construídos em pedra, os quais foram patrocinados e doados pelo Grão-Mestre Don Albino Neves. Os prédios são o Templo São João Batista, onde são realizados os trabalhos reservados, a Sala de Vela de Armas Grão-Mestre Don Fernando de Sousa Fontes e a Ermida Santa Maria Madalena, tendo o Complexo recebido o nome de Jacques De Molay, em homenagem ao Grão-Mestre mártir e vítima da cobiça, da traição e da ganância e que fora queimado vivo em Paris.

Complexo Templário Jacques De Molay, sede do Gran Priorato Templário do Brasil - Cavalaria Espiritual. Templo São João Batista, Sala de Vela de Armas Grão-Mestre Don Fernndo de Sousa Fontes e Ermida de Santa Maria Madalena.

A consagração do novo Grão Prior do Brasil, da OSMTH Magnum Magisterium Fr.++ Eutenciano Chagas deu-se no Templo São João Batista, no dia 26 de janeiro de 2019, sendo que o ato contou com a participação dos Fr.+ Eduardo Sousa, Fr.+ Kaio Soares e da Guardiã da Virgem e Grande Oficial Sor.++ Ana Cláudia Chagas que auxiliaram o Grão-Mestre.

                   

O novo Grão Prior do Brasil Eutenciano Chagas foi nomeado Grande Oficial pelo Grão-Mestre Don Fernando de Sousa Fontes (in memoriam) em 19 de dezembro de 2017 e ao ser consagrado por Don Albino Neves destacou que “toda honra e toda a Glória deve ser dada a Deus” e complementou “sou apenas um fiel Soldado de Cristo que honra o juramento feito com a mão sobre as Escrituras Sagradas” arrematando “se um dia este juramento for quebrado estarei ferindo minha dignidade e honra e, principalmente, a confiança do Deus Onipotente”.

Segundo o Grão-Mestre Don Albino Neves que antes da nomeação escutou a opinião de Comendadores, Oficiais e Grande Oficiais da OSMTH Magnum Magisterium no Brasil, “o nome do Fr.++ Eutenciano Chagas teve total aprovação de todos, pois o mesmo já ocupou vários cargos dentro do Templo mostrando sempre ser um Cavaleiros honrado, desprovido de vaidades pessoais e digno de pertencer ao GPTB-CESJB e a OSMTH Magnum Magisterium.

Desde a posse do 52º Grão-Mestre Don Albino Neves em 18 de agosto de 2018 na Capela de Fradelos, cidade do Porto, Portugal através de Carta Testamento deixada por Don Fernando em observância aos Estatutos da Ordem em seu Artigo 11, alínea C, os trabalhos são dirigidos pelo novo Grão Prior, com exceção as iniciações ocorridas em novembro de 2018 no Complexo Templário Jacques De Molay as quais foram dirigidas pelo próprio Grão-Mestre.

 Em solenidades Nacionais e Internacionais desde a posse do Grão-Mestre Don Fr.+++Albino Neves – OSMTH Magnum Magisterium a Bandeira do Brasil se faz presente

Eutenciano Chagas sempre foi um Soldado de Cristo que observou a hierarquia da Ordem, as sete Virtudes de um Cavaleiro Templário (*) e as oito Beatitudes (**) não tendo em sua ficha nenhuma mancha ou advertência que desabone a sua conduta e à sua indicação ou nomeação.

Ao tomarem conhecimento da nomeação do novo Grão Prior do Brasil, Fr.++Eutenciano Chagas vários Oficiais, Grandes Oficiais e Membros do Supremo Conselho de vários Países do mundo o saudaram.

“Quando o Grão-Mestre Don Albino Neves me comunicou da nomeação do Grão Prior do Brasil Fr.++Eutenciano Chagas fiquei muito feliz pois vendo a sua ficha, verifiquei que o Grão Mestre acertou na nomeação. Saudações da Princesa Regente OSMTH Magnum Magisterium Sor. +++Suzana Sendin Fontes”.

 

O Conselheiro Geral Magistral Fr.++ Nenad Davidovic e a Princesa Regente Sor.+++Suzana Sendin Fontes - OSMTH Magnum Magisterium, Grão Prior Cel. Fr.++ Antônio Andrade - OSMTH Suiça e Grandes Oficiais.

“Querido Irmão em Jesus Cristo, Eutenciano Chagas, é um grande prazer para mim saudá-lo e desejar ao meu Irmão que assume a grande e responsável posição de Grão Prior do Brasil que deixe o seu caminho e os seus deveres nas mãos de Deus, pois Ele vai te dar a paz e o Espírito Santo para manter o Grão Priorado do Brasil pacífico e próspero a exemplo de outros Grão Priorados do mundo” Fr; ++Nenad Davidovic Conselheiro Geral Magistral da OSMTH Magnum Magisterium, Gran Prior, Gran Cruz do Gran Priorado Nova Jerusalém – Gran Priorado da Sérvia.

Grão Prior da Espanha Fr.++V.M.Chacopino e o Grão-Mestre Don Fr.+++Albino Neves – OSMTH Magnum Magisterium

“Querido Irmão em Cristo Eutenciano Chagas, tomamos conhecimento da Resolução de nosso Grão-Mestre Don Albino Neves, mediante a qual te designou como Grão Prior do Brasil. Desde esta terra distante que é a Espanha, porém tão perto do coração que não conhece fronteiras, te transmitimos nosso amor, respeito e consideração, tanto a tua pessoa como a Dignidade do cargo que estás assumindo. Estamos ao teu lado, caminhando na mesma senda. Mantemos o horizonte comum da Cavalaria Espiritual. Que a chama seja sempre luz em teu coração e em tua mente, e que te conduza pelo sendeiro da virtude para maior Glória de Deus”. Receba o TFAT teu Irmão em Cristo Fr++ VM Chacopino – Grão Prior da Espanha.

“Querido Irmão Eutenciano Chagas, soube de sua nomeação como Grão Prior do Brasil e quero expressar meus parabéns. Na Europa estamos crescendo e trabalhando pela unidade daqueles que acreditam em nossos valores e tenho a certeza de que no Brasil você também fará o mesmo” receba meu TFAT teu Irmão Fr. ++Marco Pirillo – Legado Magistral da Itália.

Ao lado de Irmãos e Irmãs da Itália o Grão Prior da Itália Fr.++Giovanni Zipponi e o Legado Magistral da Itália Fr.++Marco Pirillo – OSMTH Magnum Magisterium saúdam o Grão Prior do Brasil Fr.++Eutenciano Chagas

"Caro Grão Prior do Brasil Fr.++Eutenciano Chagas, em nome do Grão Priorado de Protugal, da OSMTH Suíça saúdo a sua nomeação esperando que as nossas duas Ordens em um futuro próximo se aproximem cada vez mais. Saudações Templária!" Grão Prior António Andrade - OSMTH Suíça.

“O Grão-Priorato Templário do Brasil está entregue em boas mãos. Rogo que Deus guie os passos do Grão Prior Eutenciano Chagas e que lhe dê sabedoria para nos guiar no bom caminho”. Vice Prior do Brasil Fr.++Adaniel Barbosa.

O Comendador de São Paulo Fr.++Kléber Tavares, fazendo uma leitura sobre a vida de São João Batista ao lado do  Grão-Mestre Don Fr.+++Albino Neves – OSMTH Magnum Magisterium, do Grande Oficial e Vice Prior Fr.++Adaniel Barbosa, da Sor.++Rosemary Almeida e do Comendador de Jundiaí Fr.++Emerson Rossi.

“Com relação a nomeação do nosso Irmão Fr.++Eutenciano Chagas como Grão Prior do Brasil, gostaria de externar minha efusiva concordância ante o incansável trabalho em prol de nossa Ordem exercido por ele com competência e amor” Fr.++ Dr. Renato Milhiolo – Senescal do Brasil e Gran Oficial.

Grande Oficial e Senescal Fr.++Dr.Renato Milhiolo

“Querido Irmão Fr.++ Euteniano Chagas forte não é aquele que nunca cai, mas aquele que sempre consegue se levantar. Até os mais fortes fracassam e os mais jovens ficam cansados, mas, o importante é nunca desistir. Essa é a essência de todas as pessoas verdadeiramente fortes, assim como você Irmão meu. É provável que ao longo da vida muitas pessoas vão tentar te desencorajar e esgotar a tua força, não perca tempo com elas. Procure a companhia daquelas que te dão valor por aquilo que você é, e não pelas coisas que você tem ou pelo cargo que você ocupa. Essas pessoas serão a tua força. Saudações ao nosso Grão Prior do Brasil Eutenciano Chagas”. Fr. ++ Wanderson Braz – Gran Oficial da OSMTH Magnum Magisterium.

Grande Oficial Fr.++Wanderson Bráz e o Grão-Mestre Don Fr.+++Albino Neves – OSMTH Magnum Magisterium

“Ficamos felizes com a sua indicação Fr.++ Eutencian Chagas como Grão Prior do Brasil e pedimos a Deus que você possa dar continuidade ao belo trabalho realizado pelo Fr.+++Albino Neves na fundação e estruturação do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Epiritual São João Batista. Que além das ideias de Jacques De Molay, você possa inspirar outros Irmãos para cada vez mais amar e ajudar ao próximo. NNDNNSNTDG. Receba meu FTAT teu Irmão Fr.++Lucas Izoton – Comendador do Espírito Santo.

Comendador do Espírito Santo Fr.++Lucas Izoton, Grão-Mestre Don Fr.+++Albino Neves – OSMTH Magnum Magisterium, o Grão Prior da Espanha Fr.++V.M.Chacopino  e outros Grandes Oficiais. 

“Meus votos de congratulações ao Grão Prior Eutenciano Chagas e que as bênçãos do Divino Mestre seja constante em sua tarefa na gestão do GPTB CESJB” desejou o Comendador Fr.++Kléber Tavares, da Comendadoria Templária Santa Joana Darc – São Paulo.

 

“Ser Grão Prior é mais que uma honraria, é um serviço á humanidade, na qual os seus antecessores foram homens geniais que viveram em comunhão Crística, e por isso deixaram seu legado. Acredito que a nomeação de nosso Irmão Eutenciano Chagas a Grão Prior do Brasil é um marco histórico já que, como seus antecessores, ele reúne todas as qualidades para desempenhar esta função com maestria, todavia,as nossas Orações em seu favor será o complemento essencial para o desempenho desse ofício” Fr.+ Celso R. Almeida.

 

                               

 

Comendador de Minas Gerais Fr.++Dr.Warley Belo e o Grão-Mestre Don Fr.+++Albino Neves – OSMTH Magnum Magisterium

“Foi com alegria e regozijo que recebi a notícia do Fr.++ Eutenciano Chagas como Grão Prior do Brasil. Não poderia ter melhor indicação pela serenidade, compromisso e conhecimento do Irmão” foi a mensagem enviada pelo Comendador de Belo Horizonte Fr. ++Dr. Warley Belo que finalizou desejando ao novo Grão Prior “muita luz e alegrias na condução dos trabalhos”.

“Estimado Fr.++Eutenciano Chagas, no momento de sua Investidura à honrosa posição do mais alto grau da nossa Ordem em nosso País, o de Grão Prior, expresso meu sincero voto que nosso Pai, cuja verdade professamos, o ilumine com discernimento e o encoraje com a firmeza da convicção da causa Templária! Não a nós Senhor, não a nós, mas a Tua Glória” teu Irmão Fr.+ Eustáquio Palhares.

“O nobre Irmão Eutenciano Chagas é merecedor desta grande honra e missão que saberá levar avante”. Sor.+ Nara Lima Bertoldo – Comandante da Legião Joana D’arc no Brasil – Soberana Ordem Monástica Religiosa Militar Fredericiani.

“A nomeação do Grão Prior Eutenciano Chagas é merecida” Fr.++Francisco Miguel – Prior de Toledo – OSMTH Magnum Magisterium.

“Se o Irmão Eutenciano Chagas foi nomeado pelo Grão-Mestre é porque seguramente tem as condições para cumprir com a responsabilidade do cargo a ele confiado” Fr. ++Raul Cortés – Comendador de Córdoba.

            

                       O Comendador do Rio de Janeiro Fr.++Fernando Bacellar e o Comendador de São Paulo Fr.++Kléber Tavares

“A nomeação do Grão Prior Eutenciano Chagas deu-se após profunda reflexão. O Irmão é muito querido e amado por todos nós e, assim sendo, será uma tarefa mais fácil para desenvolver as ações nacionais com esplendor. Conte sempre conosco!” Fr.++Fernando Bacellar Comendador do Rio de Janeiro – Comendadoria Templária São Miguel Arcanjo.

                                                              O Comendador do Paraná Fr.+Gilson Casemiro

“O Irmão Eutenciano se mostra um homem honrado, digno, simples e respeitoso. Não haveria nome melhor. Sabiamente nosso Pai tocou no coração do Grão-Mestre para que visse em nosso Irmão todas as qualidades para um cargo de suma importância na Ordem. Que ele possa trazer a Ordem a unidade. Que o Pai Celestial dê ao Grão Prior do Brasil a graça e a bênção. Que o mantenha forte nos propósitos. Que Deus seja louvado. Viva o Grão Prior do Brasil Eutenciano Chagas” Fr.+ Gilson Casemiro – Comendador do Paraná - Comendadoria Nossa Senhora do Carmo.

“Querido irmão Grão Prior do Brasil Fr.++ Eutenciano Chagas, recebo com alegria a informação de sua nomeação, que até pouco tempo seria o maior posto ocupado por um Cavaleiro Templário em nosso País, tendo em vista que hoje o Grão-Mestre da OSMTH Magnum Magisterium é brasileiro. Acredito que você continuará sua missão neste mundo material da mesma forma digna e honrada que é de sua personalidade. No mundo espiritual terá que se fortalecer mais e mais, receba de mim desde já minhas orações e preces para que desenvolva sempre seu espírito fraterno e que nossa Irmandade cresça com o seu trabalho. Parabéns meu Irmão. Espero que todos estejam satisfeitos com essa notícia, sei que você trabalha bem nas atividades da Ordem do Templo e agora vai ter maior responsabilidade devido ao cargo. ‘Nada em toda a criação está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos dAquele a quem havemos de prestar contas’ e você vai nos guiar pelo Brasil”. Comendador Fr, ++Emerson Rossi – Comendadoria de Jundiaí – São Paulo.

        

                Comendador de Atibaia Fr.+Pedro Gomes e o Grão-Mestre Don Fr.+++Albino Neves – OSMTH Magnum Magisterium

 “Fiquei contente com a nomeação do Grão Prior Eutenciano Chagas, ele é um homem honrado, pessoa que muito respeito. Que Deus o abençoe nessa trajetória” Comendador Fr. +Pedro Gomes – Comendadoria San Durán – Atibaia – São Paulo.

 

          

                                                         O Comendador de Santa Catarina Fr.+Sideni Moratelli

“Querido Irmão Eutenciano Chagas nós Cavaleiros e Escudeiros da Comendadoria Nossa Senhora do Carmo – Paraná prestamos nossas homenagens ao Irmão de espada em punho e de coração cheio de fé, estaremos ombro a ombro com o nosso Grão Prior do Brasil. Que as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo recaiam sobre suas ações” Fr.+ Sideni Moratelli – Comendador de Santa Catarina.

O Comendador de Visconde de Rio Branco Fr.+Dalton Neves e o Comendador de Leopoldina Fr.+Rosemberg Farjado

“Meus queridos Irmãos e Irmãs é com alegria que recebo a notícia da nomeação do nosso Irmão Eutenciano Chagas para o cargo de maior responsabilidade da Ordem dentro do Brasil. Espero que Deus o ilumine para a harmonia e a concórdia entre todos os Cavaleiros e Damas Templários de nosso País. Que seja sábio e iluminado em suas decisões para o bem e o crescimento de nossa amada Ordem”. Comendador de Leopoldina, Fr.+ Rosemberg Fajardo.

“Querido Fr.++ Eutenciano Chagas recebo a notícia de sua nomeação com muita alegria e muita satisfação, pois iniciamos nossa caminhada na Ordem dos Cavaleiros Templários do Brasil juntos. Rogo a Deus que o ilumine com sabedoria para conduzir os nossos trabalhos. Me coloco a disposição no que eu puder estar ajudando. Forte abraço” Fr. + Dalton Neves – Comendador de Visconde de Rio Branco.

A Sor. + Kelly Maria parabenizou o Grão Prior Eutenciano Chagas por sua nomeação classificando-a como “justa e merecida” e desejou que “O Pai celestial o abençoe”.

“Caro Fr.++ Eutenciano Chagas que o Espírito Santo o oriente nesta nova fase de sua caminhada e que as palavras de Jesus Cristo norteiem o seu caminhar ‘ide ao mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”. Sor.+ Eliza Ramos.

“Querido Irmão Eutenciano Chagas acredito que nomeação feita pelo Grão-Mestre o fará realizar um bom trabalho ajudando aos demais Irmãos como é de seu feitio. Sucesso!! Fr.+ Vitor Hugo.

                                                      O Fr.+Robson Gimenes e a Sor.+Kelly Maria

“Foi com grande alegria que soube da nomeação do Grão Prior do Brasil. Merecidamente o Irmão honrará esta função, pois sabe o valor de tão importante cargo” dirigiu-se o Fr. + Robson Gimenes ao Grão Prior Eutenciano Chagas, desejando que “a bênção do Altíssimo recaia sobre o Irmão e sua família, sobre o Grão-Mestre Don Albino Neves e todos os Irmãos de nossa Ordem”.

"Parabéns Fr.++Eutenciano Chagas. Fiquei muito Feliz com sua nomeação como Grão Prior do Brasil. O Irmão honra o Manto Branco que coloca sobre os ombros buscando cada dia ser melhor com trabalho, estudo, determinação e acima de tudo respeito aos ensinamentos do Cristo. Saudações Templárias" Sor.+Adriana Leão.

            

 O Grão-Mestre Don Fr.+++Albino Neves – OSMTH Magnum Magisterium ao lado do Grão Prior do Brasil Fr.++Eutenciano Chagas

Ao tomar conhecimento das mensagens recebidas o Grão Prior do Brasil Fr. ++ Eutenciano Chagas disse que “juntos somos mais fortes” e que espera contar com o apoio de todos para que possa desempenhar bem o seu trabalho baseado nas sete Virtudes de um Cavaleiro Templário e nas Oito Beatitudes que são os princípios básicos para se tornar um Cavaleiro e uma Dama Templários e assim, fazer com que a Ordem cresça no Brasil não apenas em número, mais, acima de tudo em servidores do Cristo pois, “a Seara é grande e os trabalhadores são poucos”.

 

(*) As sete virtudes de um Cavaleiro Templário

Fé, Esperança, Caridade, Justiça, Prudência, Fortaleza e Temperança.
A primeira porque sem Fé o Cavaleiro não pode saber nem entender as coisas invisíveis.
A segunda porque na Esperança está o Poder de Deus, não na força, nem nas armas do Cavaleiro.
A terceira porque sem a Caridade, que é o Amor, o Cavaleiro será cruel e não terá piedade, nem misericórdia.
E nenhum Cavaleiro sem ela poderá suportar a carga que deve portar um coração nobre.
A quarta porque sem Justiça um Cavaleiro é injurioso e ofensivo, motivo pelo qual se auto destrói.
A quinta porque sem Prudência, o Cavaleiro cairá nos danos materiais e espirituais e não terá razão, entendimento, nem vontade em manter a honra da Cavalaría.
A sexta porque sem a Fortaleza, o Cavaleiro cairá em muitos pecados tais como: soberba, ira, cobiça, gula, inveja e luxuria, porque elas provocarão fraquezas no coração e não o farão digno de ser amado. A força corporal não é nada sem Humildade e Caridade. A Ira enfraquece o entendimento, perturba o espírito e deixa de ser o caminho para a sua iluminação.
A sétima porque sem Temperança não terá medida em alimentar-se, beber, falar, vestir e porque sem esta Virtude não se honra a Cavalaria.
A prática delas conduzirão ao perfeito conhecimento e a sabedoria, porque elas procedem do Criador.

(**) As oito Beatitudes

1 - Possuir conteúdo espiritual.

2 - Viver sem malícia.

3 - Chorar os pecados.

4 - Humilhar-se ao ser ultrajado

5 - Amar a justiça

6 - Ser misericordioso

7 - Ser sincero e limpo de coração

8 - Sofrer com paciência as perseguições